Discente da FACED obtém 1º lugar na 6ª Edição do Prêmio Proex Arte e Cultura

• Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2017, 10h20

A PROEX divulgou no último dia 14 de dezembro, por meio da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (DACEL), o resultado final do VI Prêmio Proex de Arte e Cultura, objeto do Edital n°. 09/2017 – PROEX.

A 6ª edição do prêmio alcançou um número recorde de inscrições. Foram 177 projetos, distribuídos em sete categorias: Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Audiovisual, Memória e Patrimônio e Cultura Popular. Nesta última modalidade, o discente LUAN BATISTA SILVA DE SOUSA da turma de Pedagogia 2017-Intensivo-Bragança obteve o 1º lugar com o projeto intitulado “A cultura do uso da palmeira buriti na confecção do xadrez numa escola pública de uma comunidade pesqueira na Amazônia paraense”.

O Projeto tem o objetivo de contribuir para a popularização da prática do jogo de XADREZ ARTESANAL entre estudantes de escolas públicas localizadas em comunidades pesqueiras do município de Bragança-PA.

A metodologia do jogo é a universalmente utilizada, contudo, a confecção das peças do tabuleiro de xadrez constitui atividade artesanal, pois as mesmas serão confeccionadas pelos próprios jogadores participantes, utilizando-se a madeira buriti ou miriti.

Essa atividade poderá ser desenvolvida por docentes de qualquer componente curricular da educação básica, visto que desperta o desenvolvimento cognitivo, raciocínio lógico e sociabilidade dos alunos, ao mesmo tempo que contribui para a diversidade de práticas esportivas populares nas escolas localizadas na Amazônia paraense.

Para saber mais sobre a Metodologia a ser realizada, acesse o vídeo com a entrevista do discente.

>>Notícia Relacionada

Registrado em: