Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

O Curso de Licenciatura em Pedagogia

Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2016, 20h53 | Acessos: 1221

 1-APRESENTAÇÃO

O Curso de Licenciatura em Pedagogia (Código Emec 12061), do Campus Universitário de Bragança, é reconhecido pela Portaria nº. 1098/2015-SERES/MEC, de 24 de dezembro de 2015. Seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) vigente foi aprovado pela Resolução nº. 4.536/2012-CONSEPE/UFPA, de 13 de dezembro de 2012, e objetiva formar o (a) Pedagogo (a), em nível superior, para o exercício da docência na Educação Infantil e anos/séries iniciais do Ensino Fundamental, da gestão e coordenação pedagógica de unidades educacionais escolares e não escolares.

A duração mínima do Curso diurno será de 4 (quatro) anos letivos e a duração do noturno e intensivo será de 4 (quatro) anos e meio, sendo que o tempo de permanência máximo do aluno não poderá ultrapassar 50% (cinquenta por cento) do tempo de permanência mínimo previsto para a duração do mesmo na UFPA.

Para efeito de integralização do currículo, o Curso de Licenciatura em Pedagogia terá a carga horária mínima de 3.220 (três mil, duzentas e vinte) horas efetivas de trabalho, assim distribuídas:

I - 1.935 (um mil, novecentas e trinta e cinco) horas no Núcleo de Estudos Básicos - caracteriza-se como fundamentos e aplicação de princípios e critérios oriundos de diferentes áreas do conhecimento, com pertinência ao campo da Pedagogia;

II - 1.185 (um mil, cento e oitenta e cinco) horas no Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos – contempla situações de aprendizagens necessárias ao desenvolvimento de potencialidades e o enriquecimento teórico-prático do processo formativo;

III - 100 (cem) horas no Núcleo de Estudos Integradores - voltado ao enriquecimento curricular por meio da participação em projetos de iniciação científica, projetos de extensão e projetos de ensino orientados pelo corpo docente da Universidade e das seguintes práticas acadêmicas: participação em eventos científicos e culturais, visitas monitoradas, excursões, congressos, seminários, simpósios, colóquios, minicursos, mesas redondas, estágios pré-profissionais, publicações de trabalhos e audiência de defesa de TCC e monografia de especialização e outras consideradas relevantes para a formação do discente, pelo Conselho da Faculdade.

Os Estágios Supervisionados constituem-se como componentes curriculares obrigatórios para integralização do Curso de Licenciatura em Pedagogia, terão duração de 300h, realizadas em instituições educativas escolares e não escolares e ocorrerão a partir do 4° semestre do Curso, sendo distribuídos um estágio por período letivo, e se efetivará com a finalidade de possibilitar reflexões e análises teórico-práticas e desenvolver uma conduta investigativa nos (as) discentes acerca dos fenômenos educacionais que se manifestam no cotidiano das instituições concedentes do estágio.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória e compreende-se como uma produção escrita, individual, sob forma de Monografia ou Artigo Científico, apresentada em sessão pública, de caráter técnico-científico, por meio de estudo de um determinado tema no campo educacional, resultante de um projeto de ensino, pesquisa e/ou extensão, estágios supervisionados, experiências docentes, dentre outros.

O processo de orientação e defesa do TCC se configura da seguinte forma:

I - para os cursos diurnos, deverá iniciar no 7° período letivo, com Laboratório de Pesquisa e no 8° período letivo, com TCC;

II - para os cursos noturnos e intensivos, deverá iniciar no 8° período letivo, com Laboratório de Pesquisa e no 9° período letivo, com TCC.

 

2-CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CURSO

 

FORMA DE INGRESSO: Processo seletivo anual da UFPA

NÚMERO DE VAGAS: 40 vagas anuais; de quatro em quatro anos são ofertadas mais 40 vagas para turma ingressante para o período intensivo

TURNO DE FUNCIONAMENTO: Manhã, Tarde e Noite (Conforme ano de ingresso no processo seletivo anual, pois as vagas anuais  são ofertadas de forma alternada para os três turnos de funcionamento) 

MODALIDADE DE OFERTA: Presencial

TÍTULO CONFERIDO: Pedagogo

DURAÇÃO: para os cursos diurnos, a duração mínima é de 4 (quatro) anos e para os cursos noturnos e intensivos, a duração mínima é 4 ½ anos (quatro anos e meio). O tempo de permanência do aluno no Curso não poderá ultrapassar 50% (cinqüenta por cento) do tempo previsto para a duração do mesmo pela UFPA.

CARGA HORÁRIA: 3.220 h (três mil duzentas e vinte horas)

PERÍODO LETIVO: Intensivo e Extensivo

REGIME ACADÊMICO: Seriado

FORMA DE OFERTA DE ATIVIDADES: Paralela

ATOS NORMATIVOS: Resolução nº. 4.536/2012-CONSEPE/UFPA, de 13 de dezembro de 2012 - Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, de interesse do Campus Universitário de Bragança; Portaria nº. 1098/2015-SERES/MEC - Renovação de Reconhecimento do Curso de Pedagogia, Campus de Bragança, Universidade Federal do Pará. 

AVALIAÇÕES EXTERNAS: ENADE.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página