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Painel do Professor

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Este espaço contém diversas informações direcionadas aos docentes do Curso de Pedagogia da FACED. Clique nos botões abaixo para expandir.

Legislação/Normas

Legislação / Normas

Normas Gerais - UFPA
 
  • Instrução Normativa nº. 01/2022 - PROEG/UFPA - Regulamenta os procedimentos a serem adotados para flexibilizar a elaboração, apresentação, defesa e creditação de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, aos(as) discentes dos cursos de graduação, prováveis concluintes de 2022, para que integralizem o currículo até a finalização do 4º Período Letivo de 2022, em conformidade com o calendário acadêmico da UFPA
 
Normas Gerais - Campus de Bragança
 
 
Legislação Externa
 

Manuais/Tutoriais/Modelos de Documentos

Pedagogia - Geral

Apresentação da FACED

A Faculdade de Educação – FACED, Campus de Bragança / UFPA, é responsável atualmente pela oferta do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Seu organograma é composto pelo Conselho Deliberativo, Direção e Vice-Direção, Secretaria, Núcleo Docente Estruturante - NDE, Coordenação de Estágio, etc.

A Equipe Administrativa da FACED atua diretamente na gestão acadêmico-administrativa das turmas do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

A Direção da Faculdade é responsável pela gestão e acompanhamento dos procedimentos administrativos e acadêmicos, bem como pela lotação dos professores nas disciplinas e fluxo dos processos de gestão de pessoal do corpo docente e técnico administrativo.

Secretaria Integrada de Graduação (SIGrad), responde acessoriamente à Direção pelas atividades ligadas a orientação acadêmica anual e matrícula de calouros, oferta de disciplina no SIGAA, acompanhamento da situação acadêmica dos alunos (integralização, tempo de permanência, etc.) e trabalhos internos e externos de rotina no que diz respeito ao atendimento de discentes e professores, tramitação e arquivamento de documentos e processos e das demandas da faculdade. 

O corpo docente da FACED é constituído de professores efetivos e substitutos, que atuam em atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração.

A FACED tem apoio deliberativo do Conselho da Faculdade, assim como pelas comissões permanentes e temporárias e pelo Núcleo Docente Estruturante – NDE, sendo este responsável por acompanhar e propor atualização do Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC), bem como normas complementares associadas ao PPC.

Também, em atendimento a Resolução CONSEPE nº. 4.262, de 22 de março de 2012, o Curso de Pedagogia da FACED dispõe de uma Coordenação de Estágio Supervisionado com atribuições definidas no art. 19 da citada resolução.

Na Graduação, a FACED coordena o curso de Licenciatura em Pedagogia, que prevê em seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) vigente uma carga horária total de 3.220 h distribuídas em 51 componentes curriculares e mais o Trabalho de Conclusão e é ofertado, atualmente, nos municípios de Bragança, Capanema Santa Luzia do Pará, nos períodos letivos extensivo e intensivo. O referido PPC possui uma Grade Curricular para os cursos com funcionamento no horário diurno (disciplinas distribuídas em 8 semestres) e outra Grade Curricular para os cursos com funcionamento nos horários noite e intensivo (disciplinas distribuídas em 9 semestres). 

Na pós-graduação, já foram ofertados os seguintes cursos lato sensu:

A FACED desenvolve ainda, com apoio dos Laboratórios e Grupos de Pesquisa dos docentes, atividades de Pesquisa e Extensão, assim como eventos que contribuem com a formação acadêmica dos futuros pedagogos.

Equipe Administrativa da FACED

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

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Telefone/WhatsApp: (91) 3201-7184

Local: Sala 20, 2º andar, Prédio Administrativo

Horário de Atendimento:  8 hs às 12 hs  / 14 hs às 18 hs

 

 

ana paula

DIRETORA

Profa. Dra. Ana Paula Vieira e Souza

Portaria nº. 230/2023-GR

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cristiane

VICE-DIRETORA

Profa. Dra. Cristiane Bremenkamp Cruz

Portaria nº. 230/2023-GR

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SECRETÁRIO

Me. Rubenilson Procópio Brito

Portaria nº 4562/2010-GR

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Telefone: (91) 3201-7177

 

 

Apresentação do Curso de Pedagogia

O Curso de Licenciatura em Pedagogia (Código Emec 12061), do Campus Universitário de Bragança, é reconhecido pela Portaria nº. 921/2018-SERES/MEC, de 28 de dezembro de 2018. Seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC) vigente foi aprovado pela Resolução nº. 4.536/2012-CONSEPE/UFPA, de 13 de dezembro de 2012, e objetiva formar o (a) Pedagogo (a), em nível superior, para o exercício da docência na Educação Infantil e anos/séries iniciais do Ensino Fundamental, da gestão e coordenação pedagógica de unidades educacionais escolares e não escolares.

A duração mínima do Curso diurno é de 4 (quatro) anos letivos e a duração do noturno e intensivo é de 4 (quatro) anos e meio, sendo que o tempo de permanência máximo do aluno não poderá ultrapassar 50% (cinquenta por cento) do tempo de permanência mínimo previsto para a duração do mesmo na UFPA.

Para efeito de integralização do currículo, o Curso de Licenciatura em Pedagogia terá a carga horária mínima de 3.220 (três mil, duzentas e vinte) horas efetivas de trabalho, assim distribuídas:

I - 1.935 (um mil, novecentas e trinta e cinco) horas no Núcleo de Estudos Básicos - caracteriza-se como fundamentos e aplicação de princípios e critérios oriundos de diferentes áreas do conhecimento, com pertinência ao campo da Pedagogia;

II - 1.185 (um mil, cento e oitenta e cinco) horas no Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos – contempla situações de aprendizagens necessárias ao desenvolvimento de potencialidades e o enriquecimento teórico-prático do processo formativo;

III - 100 (cem) horas no Núcleo de Estudos Integradores - voltado ao enriquecimento curricular por meio da participação em projetos de iniciação científica, projetos de extensão e projetos de ensino orientados pelo corpo docente da Universidade e das seguintes práticas acadêmicas: participação em eventos científicos e culturais, visitas monitoradas, excursões, congressos, seminários, simpósios, colóquios, minicursos, mesas redondas, estágios pré-profissionais, publicações de trabalhos e audiência de defesa de TCC e monografia de especialização e outras consideradas relevantes para a formação do discente, pelo Conselho da Faculdade.

Os Estágios Supervisionados constituem-se como componentes curriculares obrigatórios para integralização do Curso de Licenciatura em Pedagogia, terão duração de 315h, realizadas em instituições educativas escolares e não escolares e ocorrerão a partir do 4° semestre do Curso, sendo distribuídos um estágio por período letivo, e se efetivará com a finalidade de possibilitar reflexões e análises teórico-práticas e desenvolver uma conduta investigativa nos (as) discentes acerca dos fenômenos educacionais que se manifestam no cotidiano das instituições concedentes do estágio.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória e compreende-se como uma produção escrita, individual, sob forma de Monografia ou Artigo Científico, apresentada em sessão pública, de caráter técnico-científico, por meio de estudo de um determinado tema no campo educacional, resultante de um projeto de ensino, pesquisa e/ou extensão, estágios supervisionados, experiências docentes, dentre outros.

O processo de orientação e defesa do TCC se configura da seguinte forma:

I - para os cursos diurnos, deverá iniciar no 7° período letivo, com Laboratório de Pesquisa e no 8° período letivo, com TCC;

II - para os cursos noturnos e intensivos, deverá iniciar no 8° período letivo, com Laboratório de Pesquisa e no 9° período letivo, com TCC.

 

Características Gerais do Curso de Pedagogia

FORMA DE INGRESSO: Processo seletivo anual da UFPA

NÚMERO DE VAGAS: 40 vagas anuais; de quatro em quatro anos são ofertadas mais 40 vagas para turma ingressante para o período intensivo

TURNO DE FUNCIONAMENTO: Manhã, Tarde e Noite (Conforme ano de ingresso no processo seletivo anual, pois as vagas anuais  são ofertadas de forma alternada para os três turnos de funcionamento) 

Obs: Atualmente tem predominado a oferta de vagas para os horários Manhã e Noite, por determinação do Conselho da FACED, ficando o horário da Tarde livre para os docentes desenvolverem seus Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão.

MODALIDADE DE OFERTA: Presencial

TÍTULO CONFERIDO: Pedagogo

DURAÇÃO: para os cursos diurnos, a duração mínima é de 4 (quatro) anos e para os cursos noturnos e intensivos, a duração mínima é 4 ½ anos (quatro anos e meio). O tempo de permanência do aluno no Curso não poderá ultrapassar 50% (cinqüenta por cento) do tempo previsto para a duração do mesmo pela UFPA.

CARGA HORÁRIA: 3.220 h (três mil duzentas e vinte horas)

PERÍODO LETIVO: Intensivo e Extensivo

REGIME ACADÊMICO: Seriado

FORMA DE OFERTA DE ATIVIDADES: Paralela

ATOS NORMATIVOS: Resolução nº. 4.536/2012-CONSEPE/UFPA, de 13 de dezembro de 2012 - Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia, de interesse do Campus Universitário de Bragança; Portaria nº. 921/2018-SERES/MEC - Renovação de Reconhecimento do Curso de Pedagogia, Campus de Bragança, Universidade Federal do Pará. 

AVALIAÇÃO INTERNA: AVALIA.

AVALIAÇÕES EXTERNAS: ENADE.

 

Matriz Curricular do Curso

A Matriz Curricular do Curso de Pedagogia da FACED é composta por 51 componentes curriculares e mais o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), totalizando 3220 horas, distribuídas em 8 semestres (4 anos) para turmas diurnas e 9 semestres (4 1/2) parta turmas intensivas e noturnas.  Para saber mais, acesse a Matriz Curricular do Curso.

Prazo de Conclusão de Curso

Diurno

  • Mínimo => 8 semestres
  • Máximo => 12 semestres

Noturno e Intensivo

  • Mínimo => 9 semestres
  • Máximo => 14 semestres

A não integralização do Curso dentro do tempo máximo estabelecido acima pode acarretar na perda de vínculo institucional. Clique aqui e saiba mais.

Projeto Pedagógico de Curso

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia da FACED foi aprovado pela  Resolução nº. 4536/2012. O documento apresenta as características gerais do curso, suas diretrizes curriculares, organização curricular, política de inclusão social, entre outros ítens.

Na FACED, compete ao  Núcleo Docente Estruturante (NDE) propor e assessorar o processo de atualização do PPC, nos termos da Resolução CONSEPE nº. 4.908, de 21 de março de 2017

Atualmente, um novo projeto está em fase de elaboração pelo NDE visando atender as Diretrizes da RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019.

Ementas de Disciplinas

As ementas das disciplinas do Curso de Pedagogia podem ser acessadas através da Matriz Curricular do Curso ou clicando aqui. Também, é possível baixar a versão pdf das ementas com assinatura eletrônica no Menu Central de Conteúdos>>Documentos.

Informações sobre matrículas e calendário de disciplinas

A primeira matrícula do discente ingressante (Calouro) de Pedagogia é realizada diretamente pela Direção da FACED ou pela Secretaria Integrada de Graduação (SIGrad). A partir do 2 semestre do curso, as matrículas devem ser realizadas pelo próprio discente através do SIGAA, on-line. 

Para usar a funcionalidade de matrícula, basta acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA-UFPA), Portal Discente>>Menu Ensino >> Matrícula online >> Realizar Matrícula.

O discente deve sempre estar atento aos prazos de matrícula previstos no Calendário Acadêmico da UFPA, pois a não realização da mesma implica no trancamento automático do aluno. Mais informações, clique aqui.

Se você ainda não tem acesso ao SIGAA, clique aqui e saiba mais.

No Calendário de Disciplinas do Curso de Pedagogia da FACED também é informado os prazos de matrícula dos discentes.

Requerimentos/Fluxos de Solicitações Acadêmicas

As solicitações acadêmicas de alunos e docentes devem ser protocoladas presencialmente na Secretaria Integrada de Graduação (SIGrad) ou online, através do Sistema de Atendimento Sagitta.

A SIGrad é responsável por receber, tramitar e acompanhar as solicitações requeridas pelos alunos, tais como, Aproveitamento de Estudos, Abono de Faltas, Revisão de Conceitos, Ajustes de Matrículas Fora do Prazo, Exercício Domiciliar, Emissão de Documentos, e outros.

A SIGrad também presta assessoria aos Diretores de Faculdades e docentes nas demandas de natureza administrativa.

Para cada solicitação, existe um Fluxo de Atendimento.

 

  • Horário de Atendimento da SIGrad: seg à sex, de 08 hs às 20 hs
  • Localização: Sala 01 - Prédio Administrativo - Térreo
  • Telefone: (91) 3201-7177
  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Site: https://sigradbraganca.ufpa.br/

Plano Individual de Trabalho (PIT) e lotação docente

O que é o Plano Individual de Trabalho (PIT)

O Plano Individual de Trabalho (PIT) é regulamentado pela Resolução nº. 4.074, de 29 de outubro de 2010 , que "Dispõe sobre os Planos Acadêmicos, Regimes e Horário de Trabalho dos Docentes da Universidade Federal do Pará" e consiste na distribuição da carga horária docente dentre as diversas atividades (ensino, pesquisa, extensão, administração e afastamento).

Onde posso ter acesso ao meu PIT?

O planejamento de atividades acadêmicas da UFPA, atualmente, é realizado pelo SISPLAD (Sistema de Planejamento de Atividades Docentes). No Campus de Bragança, este planejamento é realizado semestralmente pelas Subunidades e pela Unidade, no prazo definido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional – PROPLAN.

O SISPLAD permite que cada professor consulte seu Plano Individual de Trabalho (PIT).  Para acessar, clique aqui.

Para entender seu PIT, clique aqui.

Quais as atribuições da FACED e do Campus no SISPLAD?

À FACED compete registrar as atividades de ensino dos docentes.

As atividades de pesquisa, extensão, administração e afastamento são registradas pela Coordenação Acadêmica do Campus.

A FACED possui alguma regulamentação específica sobre critérios de lotação de docentes?

A FACED não dispõe de uma regulamentação específica sobre critérios de lotação de professores em disciplinas. Porém, os procedimentos comumente adotados pela Faculdade são:

  • A lotação obedecerá a área do Concurso e o Quadro de Credenciamento dos docentes;
  • A prioridade de lotação é no curso de Pedagogia. Após o atendimento das demandas do Curso é que serão analisados pedidos externos;
  • Mínimo de três disciplinas por semestre para docentes com liberação de carga horária semanal para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, projetos de extensão, projetos de ensino. Docente com lotação em uma disciplina em Programa de Pós-Graduação devem ministrar no mínimo duas disciplinas no Curso de Pedagogia;
  • Mínimo de cinco disciplinas por semestre para docentes sem liberação de carga horária semanal para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, projetos de extensão, projetos de ensino;
  • Só é permito ao docente vinculado à FACED ministrar uma disciplina por semestre em Programas de Pós-Graduação. Os PPG's devem encaminhar previamente a lotação dos professores da FACED em seus cursos, sob o risco de não ser efetuado o registro no SISPLAD;
  • Não é permitido ao docente vinculado à FACED ministrar disciplina em outro curso sem a solicitação oficial da outra Faculdade e a autorização expressa da Direção. Caso contrário, não será efetuado o registro no SISPLAD;
  • Não será computado orientação de TCC para professores cujos orientandos também são bolsistas cadastrados em projetos com liberação de carga horária.

Qual a Carga Horária máxima para desenvolvimento de Projetos?

A concessão de carga horária para o desenvolvimento de projeto de ensino, de pesquisa ou de extensão é restrita aos docentes em regime de trabalho de tempo integral, ou tempo integral com dedicação exclusiva.

Cada docente só poderá alocar carga horária para a execução de, no máximo, 20 (vinte) horas totais para a atuação em projetos.

Na UFPA, a Resolução nº. 4.918, de 25 de abril de 2017 "estabelece as normas para a concessão de carga horária docente para o desenvolvimento de projetos de ensino, de pesquisa ou de extensão e dá outras providências".

Pode ocorrer suspensão ou redução de liberação de carga horária semanal para o desenvolvimento de projetos?

A possibilidade de descontinuidade na oferta regular de disciplinas da graduação, da pós-graduação, da educação básica ou do ensino técnico e tecnológico demandadas para a Unidade de lotação do docente poderá justificar a suspensão ou redução de sua liberação para o desenvolvimento do projeto pelo Colegiado da Unidade.

Como se dá a distribuição da carga horária docente?

Na distribuição da carga horária docente considerar-se-á:

I – 1 (uma) hora de preparação para cada hora-aula em nível de graduação e 2 (duas) horas de preparação para cada aula em nível de pós-graduação;

II - 2 (duas) horas semanais de orientação por trabalho e/ou monografia para a orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação (TCC) e pós-graduação lato sensu, devidamente previstos no Plano Individual de Trabalho;

III- 3 (três) horas semanais de orientação por dissertação e/ou tese no caso de orientação de pós-graduação stricto sensu.

 

Obs: serão contabilizados até 10 (dez) trabalhos de qualquer natureza, seja TCC, monografia, dissertação e/ou tese.

Na FACED, como se dá a distribuição da carga horária docente para Estágio?

Na FACED, o estágio supervisionado é desenvolvido como disciplina e ministrado por dois docentes. Por este motivo, é computado a totalidade de carga horária como aula efetiva de ensino para os dois docentes, sendo também considerado o tempo de preparação correspondente.

Qual a carga horária destinada a atividades administrativas?

  • Docente no exercício de cargo de direção de Unidade ou Subunidade poderá exercê-lo em tempo integral (Obs. § 1o do Art. 19 da Lei 8112 de dezembro de 1990).
  • Vice-diretor de Subunidade poderá ter até 20h de sua carga horária para exercício da atividade, desde que aprovado pelo Conselho do Campus.
  • Quando a CH para exercício dos cargos for inferior a 40h o tempo integral deverá ser preenchido com atividades de ensino, pesquisa ou extensão ou afastamento parcial. 
  • O docente que exercer a função de coordenação de estágio, coordenação de laboratório de ensino em curso de graduação  poderá ter alocada até 10h (dez horas) da sua carga horária para essa atividade, mediante aprovação dos Conselhos da FACED e do Campus.
  • Poderá também ser atribuída 1h (uma hora) de carga horária semanal para reuniões do Conselho da FACED e 2h (duas horas) semanais  para representação nos Órgãos Colegiados (Ex: Representação Docente no Conselho do Campus, CONSEPE, etc.).

Cálculo de Disciplina Proporcional

O cálculo proporcional de carga horária de disciplina é realizado nos casos em que o docente, por motivo de afastamento, licença ou férias, fica impossibilitado de ministrar disciplina no número de semanas regularmente previsto; ou seja, quando o mesmo se afasta ou retoma suas atividades no decorrer do período letivo.

Exemplo 1: Docente retorna do doutorado em 10/11/2017.

Primeiramente, consideramos:

I - 4º período = 17 semanas (de 25/09/2017 a 31/01/2018)

II - Semanas de afastamento = 7 semanas

III - Restam 10 semanas em exercício.

 

Cálculo:

Passo 1 - Multiplicar o número de semanas de afastamento pelo regime de trabalho do docente.

7 x 40 horas = 280 horas

Passo 2 - Dividir o total de horas do período de afastamento pelo total de semanas do período.

280 horas / 17 = 16 horas

Logo, restam 24 horas semanais para 10 semanas em exercício.

Passo 3 (calcular disciplina) - Dividir a carga horária da disciplina pelo total de semanas em exercício.

60horas / 15 = 4 horas semanais

 

SIMULAÇÃO DE PIT 2º SEMESTRE 2017

Afastamento => 16h

Disciplina x   => 08h

Disciplina y   => 08h

Disciplina y   => 08h

TOTAL              40h

 

Estágio Supervisionado Obrigatório

Orientações Gerais sobre Estágio Supervisionado Obrigatório

Os Estágios Supervisionados constituem-se como componentes curriculares obrigatórios para integralização do Curso de Licenciatura em Pedagogia e possuem a finalidade de possibilitar reflexões e análises teórico-práticas e desenvolver uma conduta investigativa nos (as) discentes acerca dos fenômenos educacionais que se manifestam no cotidiano das instituições concedentes do estágio.

As atividades de estágio supervisionado obrigatório são realizadas em instituições educativas escolares e não escolares, sob a supervisão de dois docentes, sendo um da cadeira de didática e outro da área tema do estágio. O PPC do Curso prevê uma carga horária total de 315h para sua realização, com início a partir do 4° semestre do Curso e distribuídas em 5 componentes curriculares:

Na UFPA, o Estágio Supervisionado Obrigatório é regulamentado pela Resolução CONSEPE nº. 4.262 de 22 de março de 2012.

Atualmente, o Curso de Pedagogia dispõe de uma Coordenação de Estágio, com competências, critérios de escolhas e prazo de mandato.

Seguro de Vida para discentes em atividade de Estágio

A Universidade Federal do Pará, em conformidade com a Lei nº 11.788/2008,  prevê a contratação de seguro de vida coletivo contra acidentes pessoais, direcionado aos discentes regularmente matriculados nas atividades de Estágio supervisionado curricular e obrigatório.

Para sua solicitação, a FACED segue as orientações da Pró-Reitoria de Administração da UFPA (PROAD).

A contratação de seguro possui caráter obrigatório, não sendo permitido ao discente desenvolver atividades de estágio sem o registro da apólice e nem em local diverso da cobertura (Ex: a apólice cobre a atividade de estágio a ser desenvolvida na cidade de Bragança e o discente realiza em Belém).

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC é obrigatório?

SIM. Segundo o Regulamento do Ensino de Graduação, o TCC é "uma Atividade Curricular Obrigatória, componente do Projeto Pedagógico do Curso, com o fim de sistematizar o conhecimento de natureza científica, artística ou tecnológica."

O tema do TCC poderá ser escolhido em qualquer Área do Conhecimento?

NÃO. Segundo o caput artigo 80 do Regulamento do Ensino de Graduação, o TCC deverá ser "realizado em um dos campos do conhecimento do Curso, a partir de proposta do discente, com a concordância do seu orientador".

O TCC pode ser em dupla ou é individual?

No Curso de Pedagogia da FACED, o TCC deverá ser feito individualmente. Em situações excepcionais, devidamente justificados e aceitos pelo Conselho da FACED, esta regra poderá ser flexibilizada.

A FACED possui alguma regulamentação específica sobre normas de TCC?

Atualmente, as regras  sobre formas de concepção, desenvolvimento e apresentação do TCC são as previstas no PPC e procedimentos comumente adotados pela Faculdade. Entretanto, encontra-se em fase de elaboração pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), uma proposta de resolução, complementar ao PPC, que estabelecerá diretrizes para elaboração do TCC no âmbito do Curso de Pedagogia da FACED.

 

Quais formas de TCC são aceitos pela FACED?

Monografia e Artigo Científico.

 

Quando e como o aluno deve solicitar orientador de TCC?

A solicitação de orientador de TCC ocorre no:

  • 7° semestre do curso para turmas diurnas
  • 8° semestre do curso para turmas noturnas e intensivas

Em geral, a Direção da FACED reúne com a turma nos semestres acima, para estabelecer coletivamente formas e prazos de solicitação de orientador de TCC, assim como, prazos de defesa, entrega da versão final, entre outros.

A quem compete a indicação do orientador para o aluno?

Ao discente, compete apenas sugerir um orientador no momento da solicitação. Entretanto, a designação de um docente orientador compete ao Conselho da FACED, levando em consideração a vinculação à área temática do trabalho.

O orientador designado deverá ser, preferencialmente, pertencente ao Corpo Docente da FACED, podendo ser aceitos docentes externos à Faculdade, desde que credenciados pelo Conselho.

O TCC pode ser orientado por Profissional Externo à UFPA?

SIM. Desde que seja autorizado pelo Conselho da FACED e que seja coorientado por um docente vinculado ao curso (Art. 82, parágrafo único, do Regulamento do Ensino de Graduação).

É o Orientador ou o Orientando que propõe a composição da banca de defesa do TCC?

Segundo o artigo 81, §2º, "a composição da Banca Examinadora deverá ser proposta pelo orientador, de acordo com a temática do TCC, em acordo com o discente.

Quais as responsabilidades do Orientador?

Compete ao orientador de TCC:

  • Orientar o aluno na elaboração do TCC em todas as suas fases, da definição do tema até a apresentação e entrega da versão final de TCC;
  • Comunicar à Direção da FACED sobre o andamento do TCC;
  • Informar à Direção da FACED qualquer anormalidade referente ao TCC;
  • Participar dos processos de avaliação do TCC sob sua orientação;
  • Apreciar e avaliar outros TCCs, caso convocado;
  • Indicar, em acordo com o discente, a composição da Banca Examinadora de TCC;
  • Agendar a Banca de TCC conforme regras da SIGrad;
  • Presidir Banca(s) Examinadora(s) do(s) TCC(s) sob sua orientação;
  • Encaminhar as Atas de TCC e demais documentos para a SIGrad;
  • Verificar e garantir que todas as correções sugeridas pela banca tenham sido realizadas;
  • Autorizar formalmente a entrega da versão final de TCC pelo aluno no prazo estipulado pela FACED;
  • Consolidar, dentro do prazo definido pelo Calendário Acadêmico da UFPA, o Conceito de TCC após a entrega da versão final pelo aluno, bem como de alunos que não defenderam no prazo;
  • Conhecer as normas vigentes para apresentação e redação de trabalhos de TCC, no âmbito da UFPA e da FACED.

Quais as responsabilidades do aluno?

Compete aos discentes:

  • Escolher um Professor Orientador, levando em consideração os prazos estabelecidos pela FACED;
  • Definir um tema de TCC, em conjunto com o Professor Orientador, nos campos do conhecimento do Curso;
  • Elaborar e cumprir o planejamento de TCC mantendo constante contato com o orientador;
  • Cumprir as determinações e exigências do Professor Orientador, pertinentes às atividades desenvolvidas no TCC;
  • Participar das reuniões de acompanhamento de orientação;
  • Redigir o TCC de acordo com as normas da FACED;
  • Cumprir o calendário para Defesa e Entrega da Versão Final de TCC;
  • Comparecer em dia, local e horário determinado para Defesa Pública do TCC;
  • Fazer as alterações sugeridas pela Banca Examinadora;
  • Enviar a Versão Final de TCC no prazo definido pela FACED e de acordo com os procedimentos estabelecidos pela SIGrad;
  • Conhecer as normas vigentes para apresentação e redação de trabalhos de TCC, no âmbito da UFPA e da FACED.

Quais as responsabilidades da FACED?

Compete a FACED:

  • Elaborar normas sobre TCC no âmbito do Curso de Pedagogia dando ciência aos discentes e docentes;
  • Divulgar aos discentes e professores sobre prazos e formas para solicitação de orientador, defesa e entrega da versão final de TCC;
  • Divulgar aos alunos as áreas de orientação dos professores;
  • Manter informados estudantes e orientadores sobre normas e procedimentos para a realização do TCC;
  • Acompanhar o agendamento e organização de Banca de TCC, sugerida pelo orientador;
  • Acompanhar, sob assessoria da SIGrad, o envio da Versão Final de TCC realizada pelo discente;
  • Acompanhar, sob assessoria da SIGrad, a consolidação do conceito Final de TCC realizada pelo orientador;
  • Levar ao Conselho da FACED os casos omissos ou conflitos entre as partes.

Com quantos membros a Banca de Defesa de TCC deve ser composta?

Segundo o caput do artigo 81 O TCC será defendido em sessão pública, perante Banca Examinadora constituída de, no mínimo, 02 (dois) membros titulares, sendo um deles, obrigatoriamente, o orientador, que será o presidente da Banca.

Com exceção do presidente, os outros membros da banca podem ser externos ao curso ou mesmo à UFPA?

SIM. Segundo o do artigo 81, §3º, o Conselho da FACED, se necessário, poderá credenciá-los.

Como e quem deve agendar a Banca de TCC?

O Agendamento da Banca de TCC é feito de maneira online exclusivamente pelo orientador conforme os procedimentos adotados pela SIGrad.

O envio da Versão Final de TCC é obrigatório?

O envio da versão final de TCC é obrigatório e dever ser realizado pelo discente, no prazo definido pela FACED, exclusivamente via Sagitta, seguindo os procedimentos adotados pela Secretaria Integrada de Graduação (SIGrad) disponíveis aqui.

 

Obs: O lançamento do conceito do TCC está condicionado à entrega da Versão Final.

Já defendi meu TCC. Porque meu conceito ainda não foi lançado?

O lançamento do conceito do TCC está condicionado à entrega da Versão Final.

Como faço para ter acesso aos TCC's defendidos pelo Curso de Pedagogia da FACED?

Alguns estão disponíveis, em versão impressa e mídia digital, na Biblioteca Prof. Armando Bordallo da Silva. Também é possível consultar base de dados contendo a listagem de TCC's defendidos por alunos vinculados a Faculdade de Educação. Outra alternativa, é na Biblioteca Digital de Monografias da UFPA.

O que é a IN 01/2023 - FAC/CBRAG/UFPA

Instrução Normativa nº. 01/2023 - FACED/CBRAG/UFPA"flexibiliza, de forma excepcional e temporária, as diretrizes acadêmicas para elaboração, apresentação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em Pedagogia". Esta Instrução Normativa se aplica aos discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia, coordenado pela Faculdade de Educação do Campus Universitário de Bragança/UFPA, com expectativa de conclusão até o 4º período letivo de 2023.

De acordo com a IN é possível ao discente de Pedagogia,  creditar o TCC através da apresentação de algumas atividades. Para saber mais, clique aqui.

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