Ludicidade e Educação

Escrito por Rubenilson Procópio Brito | Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 12h05 | Acessos: 1686

LUDICIDADE E EDUCAÇÃO- 60 horas.

Estudo histórico da ludicidade. Concepções e origem dos jogos. O lúdico como prática sócio- cultural. O papel do lúdico na educação. Ludicidade e Educação Inclusiva. A formação lúdica do professor. Atividades lúdicas na escola.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação, São Paulo: Summus, 1984.

BROUGÈRE, G. Jogo e educação, Porto Alegre: Artmed, 1997.

HOLZMANN, Maria Eneida F. Jogar é preciso. Porto Alegre: Artmed, 1997.

KAMII, C. Jogos em grupo na educação infantil: implicações da teoria de Piaget. São Paulo: Trajetória Cultural, 1991.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

_____. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 1999.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BROWN, Guilhermo. Jogos cooperativos: teoria e prática. São Leopoldo: Sinodal, 1994.

CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

GARCIA, Rose Marie Reis; MARQUES, Lílian Argentina. Jogos e passeios infantis. Porto Alegre: Kuarup, 1991.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2000.

KISHIMOTO, T. M. Jogos tradicionais Infantis. São Paulo; Vozes, 1993.

LOPES, M. da G. Jogos na educação: criar, fazer, jogar. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SMOLE, K. Brincadeiras infantis nas aulas de matemática. Porto Alegre: ArtMed, 2001

WASHJOP, Gisela. O brincar na pré-escola, São Paulo: Cortez, 2001.

WINNICOTT, Donald. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975

registrado em: