Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Fundamentos Teórico Metodológicos do Ensino de Português

Escrito por Rubenilson Procópio Brito | Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 15h15 | Acessos: 4581

FUNDAMENTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO ENSINO DE PORTUGUÊS-75 horas.

Concepção de ensino de língua portuguesa: abordagem tradicional e interacionista. Alfabetização e Letramento. Práticas de Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, leitura e escrita. Educação lingüística para educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental: planejamento e sistematização de propostas de ensino. Literatura infanto-juvenil: abordagens teórico-metodológicas. Os contos infanto-juvenis e as estratégias de leitura em sala de aula.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA                                                                                   

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática. 2 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BAGNO, Marcos. Português ou brasileiro: um convite à pesquisa. 4 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

______. A língua de Eulália: novela sociolinguística. São Paulo: Editora Contexto, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANTUNES, Irandé. Aulas de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

BORTONI-RICARDO, Stela Maris & SOUSA, Maria Alice Fernandes. Falar, ler e escrever em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. 5 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2010. (Coleção como usar na sala de aula)

ROCHA, Andrea. Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2008.

registrado em:
Fim do conteúdo da página