Fundamentos Teórico Metodológicos do Ensino de Português
FUNDAMENTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO ENSINO DE PORTUGUÊS-75 horas.
Concepção de ensino de língua portuguesa: abordagem tradicional e interacionista. Alfabetização e Letramento. Práticas de Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, leitura e escrita. Educação lingüística para educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental: planejamento e sistematização de propostas de ensino. Literatura infanto-juvenil: abordagens teórico-metodológicas. Os contos infanto-juvenis e as estratégias de leitura em sala de aula.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática. 2 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BAGNO, Marcos. Português ou brasileiro: um convite à pesquisa. 4 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
______. A língua de Eulália: novela sociolinguística. São Paulo: Editora Contexto, 2005.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANTUNES, Irandé. Aulas de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
BORTONI-RICARDO, Stela Maris & SOUSA, Maria Alice Fernandes. Falar, ler e escrever em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. 5 ed. São Paulo: Editora Contexto, 2010. (Coleção como usar na sala de aula)
ROCHA, Andrea. Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2008.
Redes Sociais