UFPA aprova 792 calouros por meio de Lista de Espera do SiSU

• Publicado: Domingo, 14 de Fevereiro de 2016, 03h04
Exatos 792 candidatos se tornaram calouros da Universidade Federal do Pará (UFPA) nesta sexta-feira, 12 de fevereiro. Eles são os classificados por meio da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A lista de aprovados está disponível aqui ou no site do CIAC da UFPA. Mais de 20 mil candidatos estavam na disputa por uma das vagas.

Além de comemorar o ingresso no ensino superior público, os novos calouros também devem iniciar a organização de documentos. Isso porque o mesmo documento que publica o resultado da Lista de Espera também já convoca os estudantes a apresentar os documentos na próxima terça-feira, dia 16 de fevereiro.

Quem foi aprovado para os cursos de Belém e Ananindeua deve apresentar a documentação, conforme o cronograma, no Auditório Arlindo Pinto, localizado no Instituto de Ciências Biológicas da UFPA (ICB), no bairro do Guamá. Os calouros das demais cidades também devem apresentar documentos no dia 16, mas nas secretarias dos campi para os quais foram aprovados.

“O documento contém todas as orientações, mas em geral os estudantes precisam apresentar documentos pessoais como RG, CPF e foto 3X4; documentos escolares como histórico e atestado de conclusão do ensino médio e, ainda, algumas declarações, conforme sua condição de aprovação”, detalha o diretor do Ciac, Aluízio Barros.

O primeiro passo para se registrar na UFPA é a habilitação ao vínculo institucional, feita, principalmente, por meio do Cadastro Online do Calouro (COC). Nele, os estudantes informam dados importantes e preenchem as autodeclarações, que são liberadas dentro do próprio sistema, conforme cada caso. O COC estará disponível para os aprovados na Lista de Espera do SiSU já neste sábado, 13 de fevereiro a partir das 16h.

Cotistas devem estar ainda mais atentos à documentação - A atenção com documentos deve ser redobrada entre os candidatos aprovados pelo Sistema de Cotas, pois, é hora de comprovar que são efetivamente cotistas. Todos os cotistas precisam comprovar que estudaram todas as séries do ensino médio na rede pública de ensino. Além disso, quem for classificado pela cota renda também precisa comprovar a renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e quem recebeu o bônus de 10% deve também provar que cursou todo o ensino médio em escolas localizadas nos sete estados da região Norte.

Paragominas – O CIAC/UFPA também divulgou nesta sexta-feira, 12, a repescagem para o Processo Seletivo Especial 3 (PSE3), que ofertou 50 vagas para o curso de Direito em Paragominas. Cinco candidatos foram chamados na repescagem e devem apresentar documentos também no dia 16 de fevereiro na Escola Municipal Maria da Silva Nunes, localizada na Av. Belo Horizonte, S/N, bairro Bela Vista, no horário de 9h às 12h e de 14h
às 17h, naquele município.

• Serviço:
Lista de Espera do SISU/UFPA 2016
Acesse o edital de convocação para habilitação aqui ou no site do CIAC
Registro na Universidade: De 16 de fevereiro de 2016.

Texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google