História Geral da Educação

Escrito por Rubenilson Procópio Brito | Publicado: Terça, 23 de Fevereiro de 2016, 18h27 | Acessos: 2859

HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO - 75 horas.

Estudo de questões educacionais relevantes e referentes ao mundo antigo, medieval, moderno e das primeiras décadas do século XX, com fulcro na análise de produções historiográficas clássicas e contemporâneas a respeito da educação nas sociedades européia e americana. Identificação e problematização da ação dos sujeitos históricos na construção dos fenômenos educativos estudados e das múltiplas relações que se estabeleceram entre o pensar a pedagogia, a educação, a escola e a escolarização ao longo da história ocidental.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

LUZURIAGA, Lorenzo. Historia da educação e da pedagogia. São Paulo:Cia Editora Nacional, 1985.

MANACORDA, Mario Alighiero. Historia da Educação: da antiguidade aos nossos dias. 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARANHA, Maria Lúca de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: geral e do Brasil. São Paulo: Ed. Moderna, 2010.

GAUTHIER, Clermont & TARDIF, Maurice. A Pedagogia: Teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Ed. Vozes, 2010.

LARROYO, Francisco. Historia Geral da Pedagogia. São Paulo: Mestre Jou, 1982. (vols. I e II)

LOMBARDI, José Claudiney & NASCIMENTO, Maria Izabel Moura. (orgs). Fontes, História e Historiografia da Educação. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2004.

MONTEIRO, A. Reis. História da educação: do antigo “direito à educação” ao novo “direito à educação”. São Paulo: Cortez, 2006.

registrado em: