Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Pedagogia do Campus de Bragança produzem documentário sobre as Relações Étnico-Raciais

• Escrito por Marcos Nascimento Silva
  • Publicado: Quarta, 01 de Março de 2023, 08h24

A produção intitulada “As relações étnico-raciais na formação e professores” foi o resultado de seminário apresentado durante a disciplina Sociologia, Trabalho e Educação, ministrada pelo Professor Dr. Sebastião Rodrigues, na turma de Pedagogia 2021 - Intensivo, do Campus universitário de Bragança.

Os produtorFotoes do curta foram as(os) discentes Grazielly de Sousa Dias, Grazielly de Paula da Silva Carneiro e Marcos Nascimento Silva, estudantes do 4º período do curso.

Os discentes entrevistaram três pesquisadores da instituição que discutem as relações étnico-raciais, no âmbito da formação de professores, são eles: Professora Drª Ana Paula Vieira e Souza, Diretora da Faculdade de Educação do Campus de Bragança, Professora Drª Roseane Pinto, Vice-Coordenadora do Campus de Bragança e Elton Júnior, técnico-administrativo do Campus de Bragança e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA).

A produção audiovisual tem como objetivo fomentar a discussão sobre a importância de pautar as relações étnico-raciais durante a formação de professores, tendo em vista as leis vigentes no Brasil. Para os alunos, a produção foi o meio encontrado para que o resultado do seminário exposto em sala fosse compartilhado com a comunidade científica, buscando manter ativa a discussão acerca do combate ao racismo em todos os contextos educacionais.

O documentário reflete o caráter formativo dos alunos do curso de pedagogia da UFPA, pois a cada disciplina são instigados pelos docentes a inovarem nas discussões acadêmicas, sobretudo, aquelas voltadas a sua própria formação enquanto profissional da educação.

Clique aqui e assista o documentário.

Registrado em: