Página inicial > Últimas Notícias > NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

• Escrito por FACED e CBRAG
  • Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2023, 12h08

A Universidade Federal do Pará vem a público se solidarizar com a estudante do Curso de Pedagogia do Campus Universitário de Bragança que foi vítima de violência cometida por seu ex-companheiro diante de seus colegas da Turma 2020, os quais vivenciaram momentos traumáticos. Vamos apoiar nossas e nossos discentes e fazer deste lamentável episódio uma mobilização em favor das MULHERES.
O fato ocorreu neste domingo, dia 10 de dezembro de 2023, quando os estudantes de Pedagogia comemoravam a chegada aos 50% do curso em um espaço de lazer. O momento festivo, compartilhado com familiares, incluindo crianças, tornou-se uma tentativa de feminicídio, quando o ex-companheiro da discente desferiu golpes com uma arma branca. O ato foi interrompido por colegas e acompanhantes que estavam no local, que reagiram de imediato à violência contra a aluna, desarmando o agressor.
A violência contra a MULHER é uma realidade perversa da sociedade patriarcal e não pode, nos dias atuais, ser tolerada de forma alguma. Portanto, o Campus Universitário de Bragança e a Faculdade de Educação conclamam a comunidade acadêmica e a sociedade em geral a denunciarem os casos em que homens se aproveitam da sua força física e/ou condição material para agredir física ou psicologicamente a MULHER, para intimidá-la de formas diversas e mostrar poder sobre ela.
A UFPA busca promover uma formação humana, defende a igualdade social e o respeito à diversidade, lutando pelo fim da desigualdade social, do racismo, do machismo, da homofobia e de qualquer outra forma de preconceito, discriminação e violência, seja ela física ou simbólica. Reafirmamos o nosso compromisso ético, político e cultural de conscientização das pessoas, visando uma cultura de paz, bem como de concretização dos direitos das MULHERES.
É preciso prevenir e combater todas as formas de violência contra as MULHERES, o que exige que todas essas situações de agressão verbal e física sejam apuradas e o agressor seja punido na forma da lei. A Lei Maria da Penha foi uma conquista e deve ser utilizada com rigor para que esse combate seja efetivo e que se coíba o feminicídio em nossa sociedade.
A Universidade preza pelas parcerias com outras Instituições de Ensino Superior (públicas e privadas), com o Estado, municípios, com a sociedade civil e política organizada (Ministério Público, Câmara de Vereadores/as, Delegacia da Mulher, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e organizações privadas e não-governamentais) para que, juntas, possamos combater as violências contra as MULHERES.

A UFPA NA LUTA POR TODAS AS MULHERES E PELO FIM DAS VIOLÊNCIAS.

Bragança, Pará, 11 de dezembro de 2023.

Campus Universitário de Bragança
Faculdade de Educação