Didática e Formação Docente
DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE- 60 horas.
Relação teoria — prática na formação do professor, Multidimensionalidade do trabalho docente. Magistério como profissão. Carreira docente, formação continuada de professores O professor como intelectual O trabalho interativo e as novas abordagens da comunicação em sala de aula
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CONTRERAS, José. Autonomia de Professores. São Paulo: Cortez, 2002.
GAUTHIER, Clermont [et al.]. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed UNIJUÍ, 1998.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs.). Professores reflexivos no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BARBOSA, Raquel L. L. (org.) Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
BORGES, Cecília; TARDIF, Maurice (ogs.). Educação e Sociedade: Dossiê: os saberes docentes e sua formação. Campinas, vol. 25, n. 74, abril de 2001.
GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de Professores – por uma mudança educativa. Trad. Isabel Narciso. Porto: Ed. Porto. 1999.
GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elizabete Monteiro de Aguiar (orgs.). Cartografias do Trabalho Docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado das Letras.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Coleção Questões da Nossa Época, v. 77. 5ª ed. SP: Cortez, 2005.
MORAES, Maria Célia; PACHECO, José Augusto; EVANGELISTA, Maria Olinda (orgs.). Formação de professores: perspectivas educacionais e curriculares. Porto: Porto Editora, 2003
NETO, Alexandre S.; MACIEL, Lizete S. B. Reflexões sobre a formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2002.
NÓVOA, Antònio (org). Profissão professor. 2ª ed. Portugal: Porto Editora, 1995.
________. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PIMENTA, Selma Garrido. Didática e Formação de Professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
_______ (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre, ARTMED, 2000.
_______; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Trad. João B. Kreuch. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
Redes Sociais