Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grade Curricular > Ementas > Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar
Início do conteúdo da página

Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar

Escrito por Rubenilson Procópio Brito | Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 15h09 | Acessos: 2584

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO E COORDENAÇÃO ESCOLAR-75 horas.

Desenvolvimento de estágio junto as escolas de ensino fundamental e médio, direcionado a gestão e coordenação do trabalho pedagógico.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 2 Edição. São Paulo: Cortez, 2000.

HORA, Dinair Leal da. Gestão educacional democrática. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

LUCK, Heloísa. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. 3 Edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. Série: Cadernos de Gestão.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CERVI, Rejane de Medeiros. A evolução do planejamento no contexto escolar. In.: CERVI, Rejane de Medeiros. Planejamento e avaliação educacional.   2ª Edição. Curituba: IBPEX, 2008.

DALMÁS, Angelo. A avaliação no processo de planejamento participativo. In.: DALMÁS, Angelo. Planejamento participativo na escola: elaboração, acompanhamento e avaliação. 13ª edição. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 2 Edição. São Paulo: Cortez, 2000.

GANDIN, Danilo; CRUZ, Carlos Henrique Carrilho. Planejamento na sala de aula. 9ª Edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

GANDIN, Danilo. Sugestões ao supervisor pedagógico. In.: GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. 15ª edição. São Paulo: Loyola, 2005.

HORA, Dinair Leal da. Gestão educacional democrática. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

LUCK, Heloísa. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. 3 Edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. Série: Cadernos de Gestão.

____________. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 4 Edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. Série: Cadernos de Gestão.

LUCK, Heloísa. Necessidade e importância do planejamento em orientação educacional. In.: LUCK, Heloísa. Planejamento em Orientação Educacional. 21ª Edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (Org.). Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. 6 Edição. Petrópolis: RJ: Vozes, 2009.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento, Plano, Projeto: uma tipologia. In.: PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento Dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2001, v. 7.

PILETTI, Claudino. Didática Geral. 21ªedição. São Paulo: Ática, 1997.

SANTOS, Clóvis Roberto dos. A gestão educacional e escolar para a modernidade. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Fundamentos Históricos-Antropológicos e Epistemológicos. In.: VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-pedagógico. 7ª edição. São Paulo: Libertad, 2000, v. 1.

registrado em:
Fim do conteúdo da página