Fundamentos da Didática
FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA-60 horas.
Enfoque e objetivo, a pesquisa em Didática, formas organizativas do ensino, a prática pedagógica e a organização dos espaços e tempos escolares. Planejamento e avaliação do ensino. Construção de projetos de ensino. Experiências pedagógicas alternativas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CANDAU, Vera Maria (org.). Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 2002.
GASPARIN, João Luiz. Comênio: a emergência da modernidade na educação. Petropolis: Vozes, 1997.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BARBOSA, Raquel L. L. (org.) Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
CANDAU, Vera Maria (org.). A Didática em questão. 27 ed. Petrópolis, RJ: 2007.
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. São Paulo: Cortez, 1994.
FREITAS, Luiz Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 9ª Ed. Campinas: Papirus, 1995.
GODOY, Anterita Cristina de S. Fundamentos do trabalho pedagógico. Campinas/SP: Alínea, 2009.
LIBÂNEO, José Carlos, Didática. São Paulo. Editora Cortez. 1994.
LUCKESI, Cipriano Carlos: Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e
Proposições. 14º Ed. Editora Cortez, São Paulo, 2002.
MENEGOLLA e SANT’ANA, Maximiliano e Ilza Martins. Porque Planejar? Como
Planejar? Currículo e Área-Aula. 11º Ed. Editora Vozes. Petrópolis. 2001.
SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Trad. Ernani Rosa. 4ª ed. ARTEMED Editora, 1998.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível (org.). Campinas, SP: Papirus, 1996
Redes Sociais