Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grade Curricular > Ementas > Fundamentos da Didática
Início do conteúdo da página

Fundamentos da Didática

Escrito por Rubenilson Procópio Brito | Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 15h10 | Acessos: 4066

FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA-60 horas.

Enfoque e objetivo, a pesquisa em Didática, formas organizativas do ensino, a prática pedagógica e a organização dos espaços e tempos escolares. Planejamento e avaliação do ensino. Construção de projetos de ensino. Experiências pedagógicas alternativas.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CANDAU, Vera Maria (org.). Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 2002.

GASPARIN, João Luiz. Comênio: a emergência da modernidade na educação. Petropolis: Vozes, 1997.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARBOSA, Raquel L. L. (org.) Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

CANDAU, Vera Maria (org.). A Didática em questão. 27 ed. Petrópolis, RJ: 2007.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. São Paulo: Cortez, 1994.

FREITAS, Luiz Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. 9ª Ed. Campinas: Papirus, 1995.

GODOY, Anterita Cristina de S. Fundamentos do trabalho pedagógico. Campinas/SP: Alínea, 2009.

LIBÂNEO, José Carlos, Didática. São Paulo. Editora Cortez. 1994.

LUCKESI, Cipriano Carlos: Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e

Proposições. 14º Ed. Editora Cortez, São Paulo, 2002.

MENEGOLLA e SANT’ANA, Maximiliano e Ilza Martins. Porque Planejar? Como

Planejar? Currículo e Área-Aula. 11º Ed. Editora Vozes. Petrópolis. 2001.

SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Trad. Ernani Rosa. 4ª ed. ARTEMED Editora, 1998.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível (org.). Campinas, SP: Papirus, 1996

registrado em:
Fim do conteúdo da página