Libras
LIBRAS-60 horas.
Compreensão do sujeito surdo: conceitos, cultura e a relação histórica da surdez com a língua de sinais. Aspectos sobre a educação de surdos. Noções lingüísticas de Libras: parâmetros, classificadores e intensificadores no discurso; expressão corporal e facial; a gramática da língua de sinais. Noções básicas da língua de sinais brasileira (ênfase na prática): alfabeto manual; sinais de nomes próprios; soletração de nomes; localização de nomes; percepção visual; profissões; funções e cargos; ambiente de trabalho; meios de comunicação; família; vestuário; alimentação; objetos; valores monetários; compras; vendas; medidas, meios de transporte, estados do Brasil e suas culturas; diálogos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALMEIDA, Elizabeth G. C. de. Leitura e surdez: um estudo com adultos não oralizados. Rio de Janeiro: Revinter, 2000.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Saberes e práticas da inclusão. Brasília, DF: MEC; SEEP, 2005.
CAPOVILLA, Fernando César; RAPHAEL, Walkiria Duarte. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira. 2 ed. São Paulo: EDUSP, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FERNANDES, Eulália. Problemas lingüísticos e cognitivos do surdo. Rio de Janeiro: Agir, 1990.
FERNANDES, Eulália. Surdez e bilingüismo. Porto Alegre: Mediação, 2004.
GOES, M. C. Rafael de. Linguagem, surdez e educação. Campinas: Autores Associados, 1996.
GOLDFELD, Márcia. A criança surda: linguagem cognição, numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo: Plexus, 1997.
LACERDA, C. B. F. de; GOES, M.C.R. (orgs.). Surdez: processos educativos e subjetividade. São Paulo: Lovise, 2000.
MOURA, Maria Cecília. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter, 2000.
QUADROS, R. M. de. Secretaria de Educação Especial. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. Brasília, DF: MEC; 2004.
QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B (col.). Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
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