Fundamentos Teórico Metodológicos do Ensino de Ciências
FUNDAMENTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS-75 horas.
A história da ciência como eixo disciplinar. O ensino de ciências na Educação Infantil, nos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental e EJA. Fundamentos de geociências. O método científico em ciências naturais: aplicação no Ensino Fundamental e Educação Infantil. Educação científica e interdisciplinaridade. Seleção e organização de conteúdos de Ciências. Proposta metodológica e elaboração de recursos didáticos acessíveis para o ensino de para o ensino de Ciências nos anos/séries iniciais. Análise de programas oficiais e alternativos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CHASSOT, A. Alfabetização Científica – Questões e Desafios para a Educação. Ijuí: Ed. Unijuí, 2000.
CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. São Paulo : Moderna, 1994.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 2003. (Questões da Nossa Época, 26).
BIBLIOGRAFIA complementar
CARVALHO, Isabel C. M., Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
WEISSMAN, H. (org.) Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed. 1998.
NARDI, R. (org.) Questões atuais no Ensino de Ciências. São Paulo: Escritas, 1999.
MENEZES, L.C.(Org). Formação Continuada de professores de Ciências – no âmbito ibero-americano. Campinas/SP: Autores Associados e São Paulo. NUPES. 1999.
Redes Sociais