Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Grade Curricular > Ementas > Fundamentos Teórico Metodológicos do Ensino de Ciências
Início do conteúdo da página

Fundamentos Teórico Metodológicos do Ensino de Ciências

Escrito por Rubenilson Procópio Brito | Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2016, 15h18 | Acessos: 5861

FUNDAMENTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS-75 horas.

A história da ciência como eixo disciplinar. O ensino de ciências na Educação Infantil, nos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental e EJA. Fundamentos de geociências. O método científico em ciências naturais: aplicação no Ensino Fundamental e Educação Infantil. Educação científica e interdisciplinaridade. Seleção e organização de conteúdos de Ciências. Proposta metodológica e elaboração de recursos didáticos acessíveis para o ensino de para o ensino de Ciências nos anos/séries iniciais. Análise de programas oficiais e alternativos.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHASSOT, A. Alfabetização Científica – Questões e Desafios para a Educação. Ijuí: Ed. Unijuí, 2000.

CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. São Paulo : Moderna, 1994.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 2003. (Questões da Nossa Época, 26).

BIBLIOGRAFIA complementar

CARVALHO, Isabel C. M., Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

WEISSMAN, H. (org.) Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre:  ArtMed. 1998. 

NARDI, R. (org.) Questões atuais no Ensino de Ciências. São Paulo: Escritas, 1999.

MENEZES, L.C.(Org). Formação Continuada de professores de Ciências – no âmbito ibero-americano. Campinas/SP: Autores Associados e São Paulo. NUPES. 1999.

registrado em:
Fim do conteúdo da página